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Design de Embalagem
por Danilo Endler
Publicado em 05/01/2004

Um design de embalagem bem feito pode aumentar as vendas de seu produto.
 
O enfoque sistêmico da embalagem envolve o conhecimento e análise de todas as áreas e atividades relacionadas direta ou indiretamente com a mesma. Dentro deste quadro, o Design têm relativa importância no que diz respeito ao sistema, pois influencia em diversas fases, desde o desenvolvimento, passando por etapas de produção, até chegar ao consumidor, e mais profundamente ao seu lado emocional e psicológico.
Vivemos hoje em um mundo globalizado, onde a competição acirrada é uma das regras, obrigando empresas a diferenciarem-se para ganhar espaço neste mercado. A tecnologia, cada vez mais acessível e com poucas diferenças, não é mais uma vantagem competitiva. Assim, as empresas precisam procurar ferramentas que destaquem seus produtos tanto de concorrentes locais quanto internacionais. Uma destas ferramentas é o Design, tanto de produto quanto de embalagem.
Levando-se em consideração que, para o consumidor, produto e embalagem são uma única peça e que está última será o primeiro contato com este consumidor no ponto de venda, o design da embalagem ganha clara importância.
No Brasil, este fato começou a ganhar importância principalmente após a abertura do mercado para produtos estrangeiros. Imagine, no supermercado, produtos importados, com embalagens bonitas e práticas, lado a lado com produtos nacionais, em recipiente feitos para concorrer num mercado onde não havia a preocupação competitiva de se cativar clientes.
Varias ações foram tomadas, dentre elas a criação de entidades e comitês para estudo e desenvolvimento do design brasileiro. Dentre eles podemos destacar o Comitê Brasileiro de Design de Embalagem, ligado a ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e que tem, entre outros atributos, o de estreitar a comunicação entre as empresas de Design e os produtores de embalagem. Os problemas enfrentados pelas empresas quando tentam implementar , junto a fornecedores, um novo design de embalagem acarretam perdas e desgastes. O aculturamento dos extremos (design e fornecedor), trará grandes benefícios ao sistema de embalagem das empresa.
Mas afinal, qual a importância do design brasileiro? Alguns pontos podem ser citados:
  • Agregar valor

  • Aumentar a competitividade

  • Defender o produto nacional

  • Aumentar a demanda de mão de obra

  • Aumentar o consumo de insumos
Tais fatores realmente alavancam a indústria nacional, mas porque investir no design de embalagem e não em outras formas de mídia ou materiais de ponto de venda? Segundo Fábio Mestriner, presidente da ABRE e profissional com mais de 25 anos na área, alguns fatores podem ser citados:
  • A embalagem é a mais poderosa ferramenta de marketing para os produtos de consumo.

  • O investimento em design de embalagem é baixo se comparado com promoção e propaganda (cerca de US$ 10,000.00/embalagem).

  • Seu resultado é permanente.

  • A embalagem é a única mensagem que certamente estará presente no momento do encontro entre o consumidor e o produto, e seu contato com ele é prolongado.

  • É o canal direto de comunicação da empresa com o consumidor.

  • O consumidor faz a imagem do produto/empresa através da embalagem.

  • Mais de 90% dos produtos no ponto de venda não têm apoio de propaganda para venda.
Em outras palavras, a embalagem é um fator decisivo no novo cenário competitivo e devemos extrair o máximo de seu potencial competitivo.
Com tudo isto, fica difícil explicar porque só agora estamos dando importância ao nosso design, mas como disse Mestriner: "antes tarde do que nunca". Assim como na área de qualidade e Internet, em que saímos atrás e hoje somos um país com um dos maiores número de certificações ISO 9000 e acessos a rede, temos potencial para crescer na área de desenho de embalagens.
Empresas de ponta vem investindo cada vez mais e não podem deixar de fazê-lo pois são seguidas de perto por pequenos e médios concorrentes de um mundo globalizado.

 

Veja também:
 
  • A História e a Embalagem
  • O poder de mídia da embalagem
  • Reduzindo Custos em Embalagem – Parte 1


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